A Associação de Criadores de Nelore do Tocantins – ACNT repudia a questão do exame do ENEM realizado no último domingo, dia 5 de novembro. A questão aborda de forma inverídica, infundada e desprovida de senso o setor do agronegócio como maléfico à sociedade. A pauta abordada é um flagrante desrespeito aos produtores rurais e estudantes, buscando distorcer e cultivar uma narrativa errônea do setor econômico e produtivo responsável por garantir alimentos e bem-estar à população.
Ressaltamos que o Agronegócio Brasileiro é um dos maiores produtores mundiais de alimentos, desempenhando um papel crucial na segurança alimentar global. O setor é uma fonte importante de empregos no Brasil, proporcionando meios de subsistência para milhões de pessoas. O agronegócio contribui significativamente para as exportações brasileiras, fortalecendo a balança comercial e aumentando a entrada de divisas no país. Além disso, os empresários do agronegócio brasileiro são incansáveis lutadores pelo bem-estar animal e ambiental, produzindo com tecnologias que nos tornam mais eficazes, utilizando cada vez menos recursos ambientais.
Diante dessa trágica e infeliz questão, solicitamos as autoridades públicas que busquem trazer clareza e responsabilizar no rigor da lei aqueles que têm interesses diversos à educação da população e agridem a milhares de famílias produtoras rurais do nosso Brasil.