Nosso Telefone
(63) 9 9251-5257
Nosso Email
acnt@neloretocantins.org.br
Rodovia BR 153
km 672,4 Gurupi/TO
A iniciativa, que aconteceu na última sexta-feira, 12, de setembro na sede da Cooperfrigu Alimentos, teve a participação de 12 pecuaristas
Nesta etapa mais de 200 animais foram avaliados seguindo critérios de peso, idade, acabamento de gordura e padronização, com premiação para os melhores lotes de machos e fêmeas.
Nesta edição, os primeiros colocados foram da família Stival, referência na pecuária tocantinense: Dra. Andrea Stival conquistou o primeiro lugar, seguida por Marco Thulio Stival, em segundo, e Oswaldo Stival, em terceiro lugar.
A iniciativa é promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em parceria com a Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT), e conta com o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, do Sindicato Rural de Gurupi e da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), por meio do PMGZ Carne.
Para a presidente da Nelore Tocantins, Andrea Stival, a etapa foi uma oportunidade de valorizar o trabalho do pecuarista no Tocantins. “A avaliação das carcaças é o reflexo do esforço diário no campo. O Circuito nos mostra onde estamos acertando e onde podemos evoluir, trazendo mais qualidade, reconhecimento e rentabilidade”, destacou.
Representando a Nelore Brasil, André Locatelli, analista da ACNB reforçou a importância da integração. “É muito significativo realizar esta etapa junto com a Nelore Tocantins ao Sindicato Rural de Gurupi. Essa união fortalece o circuito e valoriza ainda mais a pecuária regional e nacional”, afirmou André.
Circuito Nelore de Qualidade 2025
Também conta com duas edições internacionais, na Bolívia e no Paraguai. O primeiro país já teve duas etapas em fevereiro e junho de 2025, em Santa Cruz de La Sierra, e terá outras em outubro, na mesma cidade, no frigorífico Fridosa, com apoio da Associação Boliviana dos Criadores de Zebu (Asocebu). Já o Paraguai teve uma etapa realizada em Assunção, em maio, e terá outra em Belén, neste mês, ambas no frigorífico Minerva e em parceria com a Associação Paraguaia de Criadores de Nelore (APCN).
Os resultados de cada país são contabilizados separadamente, além da apuração conjunta dos três países para os campeonatos da América do Sul, todos anunciados na Nelore Fest, em dezembro.